Muito tem se falado sobre o assunto Marketing Digital nos sites especializados e muitas agências tem apresentado soluções no tema sem explicarem ao cliente o que realmente de fato é e o que abrange

Mas então, o que é mesmo Marketing Digital?

Podemos definir Marketing Digital como uma série de ações online que tem como meta a divulgação de um produto ou serviço de forma alcançar um objetivo que pode ser desde a venda de um produto ou um simples preenchimento de um formulário de orçamento.

Esse objetivo a ser cumprido é chamado de conversão.

As ações para se alcançar a conversão são extremamente variadas e podem contar com estratégias de SEM ( Search Engine Marketing ), ações de marketing de conteúdo, relacionamento em listas, Social Media e muitas outras ações. Além disso, vemos que em Marketing Digital, os clientes passaram de uma postura totalmente passiva, onde apenas recebiam as informações, para um contexto mais ativo, onde além de lerem, escrevem, comentam, compartilham e influenciam as ações de outras pessoas e empresa

Marketing digital para pequenas empresas

Como uma pequena empresa pode se beneficiar de marketing digital?

É visto que empresas pequenas nem sempre podem ter pontos comerciais em localizações físicas privilegiadas (imagine o custo de se ter uma loja no principal corredor de um shopping ou em um grande prédio comercial ), mas através de estratégias de marketing digital sua localização virtual pode ser tão nobre quanto a de uma grande empresa.
Investir para ter resultados

Muitas empresas ainda acreditam que basta criar um site na Internet que os clientes vão começar a aparecer. Salvo algumas exceções, um site é uma ilha – se você não criar meios para que os visitantes naveguem até ela de nada vai adiantar. É necessário investir em ações de marketing digital para se ter visibilidade, obter melhora nos resultados de busca, atrair clientes e incrementar faturamentos.

O marketing digital pode melhorar resultados de empresas de qualquer porte e em qualquer setor. Qualquer tipo de negócio, produto ou serviço pode ser incrementado com marketing digital.

O investimento não custa tão caro quanto se imagina. Basta estabelecer um valor a ser investido e elaborar ações estratégicas a partir disso. Aqui na Ventura temos clientes que começaram investindo valores modestos e em pouco tempo tiveram grande retorno. O importante é começar e ir ajustando o orçamento na medida que os negócios acontecem.
Marketing de baixo custo para empresas

Google Adwords

Para pequenas e médias empresas, que precisam figurar rapidamente nas buscas, sugerimos sempre começar pelas campanhas em links patrocinados pois é uma estratégia que traz resultados no curtíssimo prazo.

Com o Google Adwords é possível aumentar as vendas, conquistar novos clientes e melhorar a percepção da marca junto.

Paralelo a campanha de links patrocinados é aconselhado que se trabalhe conteúdo e mídias sociais, aumentando assim o material a ser indexado para busca orgânica.

E-mail marketing

“Buscar novos clientes é mais caro e trabalhoso que manter os antigos.”

E-mail marketing é uma solução que ajuda no relacionamento com a base de clientes. Esse tipo de ação é utilizado em boa parte das grandes campanhas de vendas online atuais – que usam sistemas como Fórmula de Lançamento, ou técnicas de copywriting para impulsionar vendas.

Para que seja eficaz, a lista de e-mails tem que ter qualidade, ou seja, tem que ser formada por pessoas interessadas em receber os e-mails – então nada de usar antigas listas de spam!

Redes Sociais

Facebook, Twitter, Instagram, etc… todas são poderosas ferramentas de branding e relacionamento. O ideal é estar onde o cliente está!

No Facebook, uma das grandes sacadas é impulsionar posts e gerar anúncios para um público bem específico – aumentando assim a conversão final. Para que os resultados sejam efetivos, é preciso traçar estratégias personalizadas de acordo com o perfil de cada empresa.

E como posso começar a usar o Marketing Digital?

Tudo que precisa para começar está disponível na internet. Existem tutoriais, vídeos, treinamentos e vários Gurus vendendo cursos e formações. Contudo, se não quer começar sozinho, a ajuda de um profissional da área é sempre bem vinda pois vai evitar dispersar recursos. Nesse ponto, a Ventura pode ajudá-lo a dar esse passo.

Concluímos que trabalhar com marketing digital é antes de tudo trabalhar com pessoas. Exige ética, respeito e sobre tudo paciência 🙂

Categories: Marketing Digital

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