A importância de ter um site para sua empresa durante e após a pandemia

Não é de hoje que estamos vivenciando tempos difíceis, inundados de inseguranças e cheios de incertezas. Com a pandemia do Covid-19, iniciada em 2020, o mundo parou. O distanciamento social, em decorrência da pandemia, fez com que tivéssemos que buscar novas maneiras de realizar nossas atividades. Instituições de todos os tipos tiveram que se reinventar para enfrentar o “novo normal” que já começara a se tornar realidade.

Nessa nova realidade, com tantas renovações e transformações digitais, investir em um site, por exemplo, passou a ser algo essencial, pois com o crescimento acelerado da procura das pessoas por conforto, comodidade e segurança, fez-se necessário um enfoque ainda maior no comércio eletrônico, justamente por seu poder de aproximar o vendedor de seus prováveis, possíveis e futuros clientes.

O que é um site institucional?

É um site desenvolvido para atender as necessidades de uma empresa, buscando criar e manter um contato com seus clientes, independentemente de possuírem redes sociais. Um site bem elaborado traz importantes resultados para a aproximação da empresa com seu público, possibilitando ainda, que ela expanda cada vez mais seus horizontes, a partir da venda de seus produtos ou serviços em uma loja virtual.

O fortalecimento e a credibilidade que a empresa adquire com um site institucional são outros dois motivos de grande importância para sua utilização.

O avanço das vendas online

As vendas online e o delivery foram muito impactados pela pandemia. Empresas de diferentes tamanhos começaram a apostar cada vez mais suas fichas em inovação tecnológica. Logo, como plano de ação, passaram a buscar alternativas como sites, e-commerce e os mais variados tipos de plataformas online para oferecer seus produtos, algo que está dando muito certo e que mesmo no período pós-pandemia, tende a permanecer como uma herança dos tempos difíceis.

As vantagens das vendas online

Com essa perspectiva, um Website de qualidade permite efetuar estratégias importantes como o Marketing Digital, que pode gerar oportunidades de crescimento mais assertivas, de maneira que elas atendam às necessidades de seus potenciais consumidores. E para que você compreenda o porquê que tudo isso será vantajoso para o seu negócio, trouxemos algumas das principais vantagens do comércio digital:

  • Por não existir um horário comercial na internet, você não precisará fechar sua loja e ela poderá vender produtos durante todo o ano a qualquer hora. Isso é algo que aumentará suas chances de vendas, pois haverá uma flexibilidade positiva para o cliente.
  • Os limites geográficos para o seu negócio desaparecem, permitindo que qualquer produto ou serviço seja comercializado nos mais variados lugares do país e do mundo.
  • Os seus custos fixos decaem, uma vez que, não exige espaço físico para um estoque ou showroom e o seu investimento também será baixo, pois estruturar e ter uma equipe para gerenciar um site online é mais barato do que fazer isso para um lugar físico.

Benefícios de contratar uma empresa especializada

Além dessas vantagens, há também um leque enorme de possibilidades, nichos e produtos que podem ser explorados. Para que isso seja mais bem demonstrado ao seu público, de maneira com que faça sentido com seu escopo, a estrutura do site deve ser de extrema importância. Isso é algo que nós, da Agência Ventura, entendemos muito bem e com nossa experiência podemos proporcionar a você e sua empresa benefícios como:

  • Um Layout elaborado de forma única, atrativo e intuitivo, rápido e limpo, com diversas opções de pagamento e com outras características essenciais para seu empreendimento.
  • Um Teste da Usabilidade do Website estruturado para saber se o cliente acessa seu e-commerce, quais páginas ele visita e os produtos que ele não adiciona ao carrinho. Esse feedback será essencial, pois já estaremos simulando uma situação de pós-venda, garantindo que o que foi prometido e entregue estará de acordo com as expectativas e, também, descobrindo o que e onde pode ser melhorado, fornecendo assim, uma experiência completa e de qualidade.

A relação do Marketing Digital e dos Sites Institucionais

Ao passo que as vendas online e a busca por sites cresceram, o marketing digital também se mostrou fundamental nessa transição. E, desse modo, outro plano de ação que vem sendo muito utilizado pelas empresas é o inbound marketing, que tem como objetivo principal atrair a atenção de pessoas e prepará-las, através da construção de um relacionamento, para futuras compras. Tudo isso vêm se tornando possível graças ao emprego das redes sociais e sites institucionais

Entretanto, você deve estar se perguntando: qual a relação entre o marketing digital e a criação dos sites? A resposta está aqui: o marketing digital é toda a estratégia de divulgação de uma marca através dos canais de comunicação digitais, o que leva ao público uma certa familiaridade com sua empresa, trazendo possíveis fidelizações a longo prazo e assim, muitas oportunidades de vendas.

Em vista disso, empregando o inbound como seu plano de marketing, a empresa pode fornecer em seu site muito além de informações básicas sobre seu funcionamento e produtos. Esse é o caso dos diferentes tipos de conteúdo de qualidade, que podem ser criados nos mais variados formatos, tendo em vista alcançar um público cada vez maior. O conteúdo pode ser, por exemplo, sobre a empresa, suas atividades e fatores externos aos quais ela está inserida, tudo isso buscando sempre uma construção de um relacionamento com o cliente, como citado anteriormente.

Além disso, o marketing digital se faz presente também na identidade visual da marca, fator muito importante para que a empresa possa ser reconhecida e diferenciada no mercado. A identidade visual consiste na criação e construção de elementos visuais e gráficos, que permitem que a empresa mostre ao público suas visões e valores sobre o mundo e a sociedade como um todo. Assim sendo, possuir uma identidade bem definida faz com que as pessoas sempre que se depararem com elementos que remetem a sua empresa, mesmo sem ter seu nome gravado neles, consigam fazer automaticamente uma associação a ela, o que pode trazer muitos resultados positivos em seu nicho de atuação.

Definir os elementos da identidade visual da sua empresa tanto em suas redes sociais, quanto em seu site institucional fará com que o público a tenha sempre na memória, priorizando-a e favorecendo ainda mais o processo de escolha de algum produto ou serviço oferecido pelo seu negócio. É muito importante, após todo processo de definição da identidade, mantê-la em todas as plataformas utilizadas pela empresa, que devem contar com elementos como o logotipo da empresa, conhecido também como marca ou brand, em inglês, que pode ser feito das mais variadas cores e formas, mas que deve sempre transmitir tudo aquilo que empresa é e representa.

As cores e as formas possuem vários significados quando empregadas nos logotipos, assim, é importante trabalhar com uma entidade como a Agência Ventura que conheça todos eles. Dessa forma, o processo de definição da identidade se tornará mais seguro e assertivo, convergindo sempre com tudo aquilo que a empresa deseja transmitir ao público, por exemplo:

Nas cores, a responsável por trazer sofisticação ao logotipo é a cor roxa. Esta remete à imaginação e espiritualidade, enquanto o vermelho baseia-se nas emoções, ações rápidas e radicais.

Quanto às formas, seus significados também são variados e, assim como as cores, são muito importantes para definir a identidade de uma empresa. Os triângulos, por exemplo, podem significar estabilidade, e dependendo de suas posições representadas, podem também significar força, energia, velocidade e movimento.

Além das cores e formas, para definir as características dos aspectos visuais de seu negócio é utilizado o branding, que é o todo o processo de elaboração das estratégias utilizadas por uma empresa, bem como toda sua criação e planejamento. Em outras palavras, o branding é toda aquela visão de mundo e sociedade que são propagados ao público através da identidade visual.

Dessa forma, desenvolver um site institucional com um logotipo e, consequentemente, com uma identidade visual marcante estabelece a personalidade da empresa e a aproxima ainda mais de seu cliente, algo importantíssimo nos tempos atuais.

Sites institucionais na Agência Ventura.

Visando te ajudar na criação de um site neste período de pandemia, a Agência Ventura, que é uma empresa de consultoria empresarial, consolidou, há alguns meses, um de seus produtos de tecnologia: os sites institucionais. Os sites são desenvolvidos de maneira a ter um design totalmente personalizado para cada empresa, desde o layout, até as cores, formas e fontes, tudo da melhor maneira para que seu negócio tenha uma identidade visual fixada e que o diferencie em seu mercado de atuação.

Nossas equipes de marketing e tecnologia, levam em consideração toda a importância da estratégia digital que será desenvolvida através da programação dos sites. Assim, planejam os melhores elementos gráficos e visuais a serem utilizados de acordo com as características e necessidades de cada empresa.

Então, caso deseje aproveitar essa tendência crescente da pandemia, você não pode deixar de investir no primeiro contato do cliente com sua empresa. O custo-benefício de investir em um site será enorme e seu negócio colherá os frutos de tudo isso por um vasto período de tempo. O pós pandemia, terá a propensão de intensificar as compras online, a conectividade, o trabalho remoto e a transformação digital, de maneira a favorecer todos os planos de ações que foram adotados ao longo dos últimos tempos e, que aqui indicamos a fim de tornar o futuro de seu negócio cada vez mais próspero!

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