Como adequar seu site para LGPD e evitar ser multado por não conformidade

Uma coisa é certa! É necessário verificar se o site de sua empresa está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, em vigor desde 2020.

O objetivo da LGPD é proteger os dados pessoais e dar o poder para os usuários saberem o que as empresas estão fazendo com eles, mas será que meu site precisa realmente estar em conformidade? Conselho de amigo: SIM!

A grande maioria das páginas na internet coletam, armazenam e utilizam dados pessoais com frequência, até mesmo um site pequeno e simples pode estar coletando e armazenando informações, mesmo que não as utilize e até mesmo que seu responsável não saiba ou não se de conta.

Se você tiver uma loja virtual a maneira como guarda o que sabe dos consumidores mudará completamente. Isso porque um dos pontos-chave da lei é garantir a segurança dos dados que identificam os indivíduos, não armazenar por mais tempo do que o necessário e solicitar apenas o que for justificável objetivamente.

Além disso, os cookies e seus usos terão que ser modificados, pois o visitante precisa saber, de maneira transparente, que suas informações estão sendo recolhidas e para que finalidade, além de por quanto tempo.

Outro ponto em que a LGPD influencia são os formulários de contato, muito utilizados hoje em dia para levar os potenciais clientes à outra mídia e estabelecer um relacionamento com ele. Até mesmo dados imputados em comentários de blog precisam de algum cuidado.

Veja essas dicas de como adequar o site para LGPD e evitar que sua empresa seja atuada judicialmente ou até multada.

Após entender a relação que a nova lei tem sobre os sites, pontuaremos algumas ações que você precisa colocar em prática para estar em conformidade com a LGPD. Confira abaixo:

1. Faça um diagnóstico do site e repense suas políticas

Antes de começar, procure verificar os pontos que devem ser enquadrados. Se pergunte: Meu site armazena algum cookie ou coleta qualquer tipo de dado pessoal? Quais são eles? Para o que os utilizo? Será que estou coletando algo desnecessário? Será que eu informo de forma adequada minhas políticas de privacidade ou uso de dados?

Nas políticas de privacidade especificamente deve constar tudo o que o visitante precisa saber ter conhecimento sobre a coleta e uso de sua identificação. Diante disso, é obrigatório conter uma página especifica com essas políticas, assim como a solicitação de autorização para recolhe-las. Para fazer isso, é necessário que uma equipe jurídica elabore cada detalhe relacionado a sua empresa.

2. Tenha muito cuidado com os formulários

Seja um simples formulário de comentário em um blog, seja um de contato comercial ou seja um com fins reais de captura ( que é comum em ações de marketing para criação de lista ) , você precisa organizar a transparência sobre o gerenciamento desses dados. Por exemplo, se for pedido o endereço de e-mail para enviar um orçamento ou proposta, este não pode ser usado para outras finalidades que não seja unicamente essa. Assim, é crucial avisar que a informação será usada para isso e que, se houver interesse em receber outros tipos de comunicação, é preciso um novo cadastro, ou seja, uma nova autorização.

3. Peça o consentimento de TUDO que for pessoal

Para estar de acordo com a LGPD, os visitantes do seu site devem confirmar que aceitam que cookies sejam coletados, armazenados e utilizados, que aceitam receber mensagens por e-mail, SMS ou ligações além de saberem que podem revogar essa permissão a qualquer momento. A confirmação pode ser feita mediante uma caixa de consentimento, que não pode ter pré-marcação.

E o mais importante de tudo…

4. Fique atento à segurança das informações

Quase todos os dias damos de cara com notícias sobre vazamento de dados. Quanto mais sensível forem os dados coletados, maior precisa ser sua paranoia com a segurança das informações. É importante saber onde os dados estão armazenados e se o site é seguro? Proteger as informações dos seus visitantes é extremamente importante, tanto para o seu negócio quanto para eles.

Uma forma de fazer com que o seu site fique seguro de ataques cibernéticos, é utilizando o HTTPS. Assim todos os dados que trafegam pelo seu site estão criptografados e mais seguros. O https é um certificado SSL que serve como uma camada extra de proteção e molda a sua página web à LGPD.

Saiba como funciona as penalidades para quem não se adequar a lgpd

Como qualquer outra lei, há penalidades para o descumprimento da LGPD. Em resumo, as punições variam conforme a gravidade da infração, mas podem chegar a 2% de multa sobre o faturamento ou R$ 50 milhões, o que for menor. Além disso, os negócios podem ter suas atividades suspensas totalmente ou parcialmente.

A nova legislação virá para mudar muitos aspectos nas empresas, com propósito de deixar a relação entre marca-cliente mais transparente e segura. Dentre eles, está a adequação do site para LGPD. Então, o seu site já está de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados? Deixe o seu comentário e compartilhe suas experiências conosco!

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