Como salvar um site estagnado ou ajudá-lo a sair do ponto zero?

Published by reboot on

Recentemente, estive em uma reunião com um novo cliente da Ventura. Tudo corria bem, tomávamos um café e falávamos amenidades para quebrar o gelo, quando de repente um dos gerentes presentes na reunião me disse:

Rodrigo, construimos nosso site, mas ele não funciona. Investimos, mas não tivemos retorno. O site já esta no ar a meses e nunca recebemos um contato sequer.

Eu sentia a frustração na voz do gerente. Ele tinha contratado o prestador de serviço anterior e tinha colocado muita expectativa de que o site da empresa seria um dos principais meios de prospecção e vendas.

Analisamos na mesma hora o site da empresa. Era um site pequeno e simples. Tinha um design clean (até muito bonito), algo em torno de 6 páginas internas e utilizava o WordPress como gerenciador de conteúdo.

Olhei algumas configurações, vi alguma coisa de codificação e SEO e ao fim da análise, uma reunião que era pra ser de uma hora, se tornou um minicurso ( quase um workshop ) sobre internet, sites e marketing digital. Depois de 3 horas e meia, que voaram, todos sorriam na sala e entendiam o que deviam fazer para otimizar suas operações.

ideias-marketing-digital
Como salvar um site estagnado ou ajudá-lo a sair do ponto zero?

Situações como essa, vindas de prospects ou clientes recém captados são muito comuns. Muitos contratam empresas ou profissionais para desenvolverem seus site e param por aí. Não investem em ações de divulgação e vendas. Não investem em conteúdo e presença nas redes sociais. Assim realmente é muito difícil que um site gere as vendas esperadas ou fique bem posicionado em qualquer buscador.

E o que eles fizeram para sair dessa estagnação?

A primeira dica que dei para que saíssem do ponto zero foi a de desenvolverem uma campanha de links patrocinados/AdWords – ao menos temporariamente. Uma campanha bem azeitada traria de imediato um público qualificado e interessado no produto. Paralelamente pedi que iniciassem uma estratégia de conteúdo – desenvolvendo não somente textos, mas de vídeos para um canal de YouTube.

Investir em Marketing Digital para crescer!

Essa dica simples foi responsável por um aumento de trafego de mais de 200% no primeiro mês e com uma conversão de pelo menos 40% de aumento. Isso sem ter que mexer em uma única linha de código no site.

Em resumo, fizemos uma campanha com Google AdWords ( link patrocinado ) para atrair interessados ao site e desenvolvemos um blog interno com conteúdo relevante ao negócio, para criar autoridade dentro do segmento. Por fim, ampliamos a presença em redes sociais ( Facebook, Twitter e Google+ ) para ficar mais próximo do público e por fim iniciamos a criação de uma isca digital.

Entendemos que estratégias como essas pode ser adotadas em partes ou aos poucos, na medida em que sua empresa cresce e ganha corpo. Mas é extremamente importante começa-la o quanto antes, para que sua empresa não seja vítima e caia na estagnação.

Categories: Marketing Digital

Deixe uma resposta

Open chat